O que é PNL?

Instituto Mauricio Magagna

A Programação Neurolínguistica (PNL) é um conjunto bastante amplo de recursos que nos permite acessar os processos inconscientes, ou seja: a origem de cada um de nossos comportamentos.

Neste sentido, as técnicas proporcionadas pela PNL possibilitam que comportamentos indesejáveis e/ou prejudiciais sejam reprogramados, ressignificando o impacto de tudo aquilo que é limitante. E, como tratam-se de técnicas, aplicadas de maneira prática, o tempo para alcançar o estado desejado é infinitamente inferior a qualquer outra abordagem terapêutica. 

O surgimento da PNL é datado em 1972, impulsionado pela curiosidade e sagacidade de Richard Bandler, àquele tempo um jovem cientista da computação e matemático. A busca incessante por mais conhecimento o levaram às teorias e práticas da filosofia e da psicologia. 

A interdisciplinaridade inerente à junção de informações provenientes de campos tão distintos do fazer científico fundamentaram a interpretação da mente humana como um “equipamento” programável, percebendo que os processos inconscientes de terapeutas considerados “mágicos” poderiam ser modelados.

A genialidade de Bandler iluminaram o conhecimento sobre as razões pelas quais cada um adquire determinados hábitos e crenças: tudo é comportamento e todo comportamento pode ser reprogramado! Basta analisá-los como processos.

Com base nisto, o cientista concluiu que todos os processos atuam de maneira inconsciente na mente humana, de forma a condicionar resultados causados pela estrutura individual. 

Portanto, se existem resultados indesejáveis, basta saber acessar o processo que os determinam e a alterá-lo, para que o estado atual torne-se idêntico ao estado desejado. 

E, pasme: a transformação decorrente desta descoberta é muito mais acessível do que qualquer criativo otimista ousaria supor!

Lembre-se, você saberá que você efetivamente mudou quando os seus resultados desejados passarem a acontecer e com elevada intensidade. Isso não tem nada a ver com as emoções que você sente durante um treinamento.

Enfim, é notável que há cada vez mais pessoas falando sobre PNL. Afinal de contas, a revolução do comportamento humano não pode ser ignorada! 

A aproximação entre a mente inconsciente e a consciente proporciona que todos os comportamentos sejam programados: toda mudança é possível e não existe meta inalcançável. 

Você pode se tornar seu próprio terapeuta! O Instituto Mauricio Magagna terá o prazer de te conduzir por este caminho!

Instagram