Programação Neurolinguística defende que temos três posições perceptivas, ou seja, três modos distintos de encarar uma mesma questão. São os seguintes pontos de vista:
- Eu – Como eu penso, quais são os meus valores, crenças, desejos, interesses.
- Outro – À forma com que consideramos a opinião das pessoas ao redor, seus sentimentos e como nos colocamos no lugar delas.
- Observação sistêmica – É como construímos nova visão das duas perspectivas, sem necessariamente precisar adotar uma delas, criando uma visão mais abrangente do Eu e do Outro.
Ao evoluir de um patamar único, e criar essa visão sistêmica, a PNL defende que podemos mudar de três formas:
1 – mudando o modo como abordamos determinado assunto;
2 – mudando nosso pensamento sobre o assunto;
3 – mudando nossos comportamentos.
Para a PNL, aquilo que consideramos como realidade, na verdade, é apenas uma forma de enxergar o mundo. Cada pessoa tem seu ponto de vista, porque teve experiências diferentes. Consequentemente, para mudar a forma de agir, é preciso modificar a mentalidade, o pensamento.
Sabendo disso, a Programação Neurolinguística identifica, modela e transforma a nossa estrutura subjetiva para que possamos ter uma postura mais positiva diante da vida, seja em contextos positivos ou adversidades.
A PNL considera que todas as pessoas possuem potencial para fazer aquilo que desejam. Para isso, precisam conhecer e modificar a estrutura ou padrões subjetivos, transformando as suas experiências. Corpo e mente devem estar em equilíbrio para desenvolver as habilidades necessárias aos seus propósitos.